Notícias

  • 31-10-2017
    ETPM recebe Secretário de Estado da Educação e apresenta Referencial de Inovação Pedagógica em ação
    ETPM recebe Secretário de Estado da Educação e apresenta Referencial de Inovação Pedagógica em ação

    A Escola Técnica Profissional da Moita recebeu hoje a visita do Secretário de Estado da Educação, Dr. João Costa, e equipa para conhecer a operacionalização do Referencial de Inovação Pedagógica. 

  • 18-10-2017
    Projeto Autonomia e Flexibilidade Curricular
    Projeto Autonomia e Flexibilidade Curricular

    A Escola Técnica Profissional da Moita acolheu, no dia 18 de outubro, as escolas envolvidas no Projeto Autonomia e Flexibilidade Curricular da Equipa Regional de Lisboa e Vale do Tejo para uma sessão de trabalho.

     

  • 17-10-2017
    Open Day ACEDE
    Open Day ACEDE

    Open Day ACEDE, vai realizar-se no próximo dia 19 de outubro no IPS Barreiro

  • 17-10-2017
    Hor√°rio Transportes 1.¬ļ Per√≠odo

    Está disponível o Horário dos Transportes do 1.º Período 

  • 14-10-2017
    "Reimaginando a Educação" por Xavier Aragay

    A equipa pedagógica da Escola Técnica Profissional da Moita e Colégio Corte Real participou numa ação de formação com Xavier Aragay, na Pousada de Palmela. "Reimaginado a Educação" é a denominação da formação que decorreu nos dias 13 e 14 de outubro.

     

  • 04-10-2017
    Reabertura d¬í A Oficina traz sugest√Ķes saud√°veis
    Reabertura d¬í A Oficina traz sugest√Ķes saud√°veis

    Dia 03 de outubro, o Restaurante de Aplicação A Oficina reabriu as portas, com os alunos e equipa técnica da Escola Técnica Profissional da Moita.

  • 03-10-2017
    Modern Foodies entre os jovens de Cozinha-Pastelaria
    Modern Foodies entre os jovens de Cozinha-Pastelaria

    A Escola Técnica Profissional da Moita recebeu Joana Dâmaso, representante da Modern Foodies para uma Master Class dinamizada na Cozinha Experimental, junto do jovens de Cozinha e Pastelaria.

  • 25-09-2017
    Horários Transportes Soldadura 2017/2018 - 1.¬ļ Período

    Está disponível o horário dos transportes para as turmas dos Cursos Profissional e Vocacional de Técnico de Soldadura, para o 1.º período.

  • 22-09-2017
    Projeto Piloto inicia fase de implementação
    Projeto Piloto inicia fase de implementação

    “Qualificar para Crescer” - Projeto Piloto, desenvolvido pelo Grupo Pestana e pela Escola Técnica Profissional, inicia fase de implementação. Os jovens do curso profissional de Técnico/a de Restaurante/Bar tiveram a sua primeira aula, no dia 19 de setembro, numa das unidades do Pestana Hotel Group - Pestana Cidadela Cascais. 

  • 21-09-2017
    Sess√Ķes de Acolhimento Encarregados de Educa√ß√£o dos alunos do 10.¬ļ ano de escolaridade

    Caros encarregados de educação dos alunos do 10.º ano de escolaridade,
     
    Na próxima semana decorrerão as sessões de acolhimento de encarregados de educação, com a seguinte agenda:
     
    25.09, 2ª feira, 18:00 — 10ºC/D (Cozinha/Pastelaria)
    27.09, 4ª feira, 18:00 — 10ºA (Auxiliar de Saúde), 10ºE (Apoio à Infância) 
    28.09, 5ª feira, 18:00 — 10ºG (Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade), 10ºH (Soldadura) e 10.ºF (Produção Agropecuária)
     
    Estas sessões serão compostas por dois momentos: 1. Receção e apresentação do Conselho Diretivo. 2. Enquadramento e funcionamento do ano letivo. Sessão orientada pelo tutor de turma e pela direção de curso.
     
    Mais informações serão partilhadas através da convocatória que será enviada pelo tutor de turma.
     

|<

>|

12-05-2017

Em Conversa com… Miguel Paulino | Sheraton Hotel e Nuno Amaral | L’and Vineyards

pic

Sheraton Hotel e L’and Vineyards são duas das entidades que estiveram representadas na Prova de Aptidão Profissional de Cozinha-Pastelaria e Restaurante-Bar, vertente prática, pelo Chef Executivo Miguel Paulino e Sub Chef Nuno Amaral, respetivamente. Os dois profissionais fizeram parte do Júri de Avaliação, enquanto elementos externos, e ambos consideram que o ensino profissional é uma motivação.

Ensino Profissional

M.P. – O ensino profissional é a base de qualquer carreira. Tudo o que vai acontecer na vida destes jovens a partir do momento em que integram este tipo de ensino, requer uma boa base.

N.A. – Quem necessita de mão de obra sabe que a formação prática é uma mais valia muito grande. A teoria completa-se com a prática.

M.P. – Tem de haver um equilíbrio entre as duas coisas.

Alunos em Formação em Contexto de Trabalho

M.P. – Há sempre um aluno que se destaca pela sua vontade de trabalhar. Vontade e querer aprender são essenciais para que um jovem se destaque.

N.A. – Os alunos da ETPM superaram as expectativase todos chegaram com vontade de trabalhar. Tendo em conta que são muito jovens e que estão a tirar um curso de nível secundário, os alunos chegaram já com um leque de conhecimentos práticos que superam as expectativas. Humildade também é uma característica essencial.

Escola/Empresa

M.P. – A proximidade às empresas é sempre importante. Deixo uma sugestão: vamos experimentar trocar os lugares e colocar os alunos à mesa… Seria interessante.

N.A. – A relação familiar que aqui encontramos entre alunos e formadores também se repercute na relação com as empresas. É próxima.

Chef Miguel Paulino e Chef Nuno Amaral… a Escola Técnica Profissional da Moita muito agradece pelo vosso contributo que enriqueceu o caminho formativo dos nossos jovens. Muito obrigada!