Notícias

  • 21-02-2018
     Aula Aberta a Encarregados de Educação pelo 11.º ano de Saúde
    Aula Aberta a Encarregados de Educação pelo 11.º ano de Saúde

    Os alunos da turma de 11.º ano de Auxiliar de Saúde organizaram uma Aula Aberta aos Encarregados de Educação, na Unidade Pedagógica de Saúde, no passado dia 21 de fevereiro.

  • 20-02-2018
    #inFORMA-TE!
    #inFORMA-TE!

    A Escola Técnica Profissional da Moita está a preparar a Oferta Formativa de próximo ano letivo 2018-2019. Apostando na comunicação direta com os jovens e centrando-se na sua formação, integrada no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, a ETPM avança com o tema  #inFORMA-TE! como mote de campanha para os novos ciclos de formação.

  • 19-02-2018
    Projeto Piloto
    Projeto Piloto "Qualificar para Crescer" em Ação

    Na continuidade do desenvolvimento do Projeto Piloto “Qualificar para Crescer”, os jovens de Restaurante/Bar trabalharam num dos temas incluídos no plano de formação – “O Setor do Turismo em Portugal” – e realizaram uma apresentação aos mentores do Pestana Hotel Group.

  • 16-02-2018
    Arranque de Formações Modulares Certificadas
    Arranque de Formações Modulares Certificadas

    A Escola Técnica Profissional da Moita vai arrancar com as Formações Modulares Certificadas, de frequência gratuita, em várias áreas de formação, para pessoas desempregadas e empregadas. 

  • 16-02-2018
    Fundação Fé e Cooperação em colaboração com ETPM
    Fundação Fé e Cooperação em colaboração com ETPM

    No passado dia 16 de fevereiro, a ETPM recebeu a Fundação Fé e Cooperação (FEC), uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, criada em 1990 pela Igreja Católica em Portugal, que se move pela visão de construir uma sociedade onde cada pessoa possa viver com dignidade e justiça.

     
     

  • 16-02-2018
    10.º ano de Cozinha/Pastelaria promovem atividade surpresa para E.E.
    10.º ano de Cozinha/Pastelaria promovem atividade surpresa para E.E.

    Os alunos da turma 10.° C/D, Curso Profissional de Técnico de Restauração – Cozinha/Pastelaria, receberam, no dia 16 de fevereiro, os seus Encarregados de Educação para a reunião do 2.° período letivo, na qual estiveram presentes também elementos da equipa pedagógica.

  • 12-02-2018
    Alunos de Bar recebem Encarregados de Educação
    Alunos de Bar recebem Encarregados de Educação

    A reunião, realizada no dia 12 de fevereiro, contou com 22 de 25 encarregados de educação, da turma 10.º B – Curso Técnico de Restaurante –Bar.

  • 09-02-2018
    Futuras TAI apoiaram desfiles de Carnaval
    Futuras TAI apoiaram desfiles de Carnaval

    As futuras Técnicas de Apoio à Infância colaboraram no desfile de Carnaval do Colégio Corte Real e do Município da Moita, em colaboração com a Junta de Freguesia.

  • 07-02-2018
    1.ª Oficina de Reflexão-Ação da Rede de Escolas 4.0
    1.ª Oficina de Reflexão-Ação da Rede de Escolas 4.0

    1.ª Oficina de Reflexão-Ação da Rede de Escolas 4.0, em Ourém, dinamizada pela Escola Técnica Profissional da Moita, conta a presença do Senhor Secretário de Estado da Educação, Doutor João Costa.

     

  • 05-02-2018
    10.º G apresenta Plano de Melhoria a Encarregados de Educação
    10.º G apresenta Plano de Melhoria a Encarregados de Educação

    O espaço Loja da Comunicação recebeu, ontem, os Encarregados de Educação para uma reunião sobre o 1.º Período. Os alunos do curso Técnico de Comunicação receberam os familiares, juntamente com a tutora e equipa técnica.

|<

>|

09-06-2017

Constelação 2030 - Caminhos para Inovar na Educação, apresenta Referencial de Inovação Pedagógica da Escola Técnica Profissional da Moita

pic

A Escola Técnica Profissional da Moita recebeu Xavier Aragay, especialista em transformação educativa, Guilherme D’Oliveira Martins, Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian e coordenador do estudo “Perfil do aluno para o século XXI”, o Professor José Vítor Pedroso, Diretor Geral da DGE, Professor Francisco Neves da DGEstE, Professor João Couvaneiro da ANQEP, Professor a Luísa Orvalho da UCP, e instituições, empresas e escolas parceiras, para a apresentação do Referencial de Inovação Pedagógica – Constelação 2030, realizada no dia 9 de junho.

Uma sessão de trabalho, promovida pela equipa pedagógica, com o objetivo de partilhar e refletir sobre a operacionalização do referencial de inovação pedagógica procurando encontrar, em conjunto, caminhos para as seguintes inquietações:

O nosso planeamento é pensado a partir do essencial – que perfil de cidadão queremos desenvolver (cidadão e futuro profissional de uma determinada área)?; E para a construção desse perfil que situações de aprendizagem temos de promover?; E nessas situações de aprendizagem estamos a incorporar os sonhos que estão plasmados nos projetos de vida de cada um dos nossos alunos?; E para que essas aprendizagens se tornem significativas como é que organizamos o nosso tempo e espaços pedagógicos?; As competências transversais que a sociedade contemporânea nos exige estão incorporadas, de forma transversal, nas situações de aprendizagem?

A exploração do referencial iniciou com uma intervenção de Alexandre Oliveira, Presidente do Conselho Diretivo, que partilhou a visão de uma escola com mais sentido, ancorada na construção dos projetos de vida de cada um dos seus jovens alunos, em conjunto, e que acrescente valor através da sua operacionalização. A viagem esteve organizada por grupos temáticos constituídos por elementos da equipa pedagógica e convidados subordinados as seguintes temáticas: Perfil do Aluno; Projeto Carreira; Tutorias de Turma; Competências Digitais Transversais; Reconstrução Curricular e Trabalho Colaborativo; Ambientes de Aprendizagem. Uma mesa de trabalho inteiramente dedicada aos representantes dos alunos desta escola que refletiram, e partilharam, a escola que têm e a escola que querem.

Segundo o Professor Guilherme D’ Oliveira Martins “a escola é disponibilidade de espírito (…) por isso, a humildade e a modéstia estão inerentes ao conhecimento (…) e temos de ter consciência dos limites!” E acrescenta, no âmbito do perfil do aluno do séc. XXI que “trata-se realmente de um perfil exigente mas o desenvolvimento humano está ao alcance de todos!” Depois da intervenção do Professor, deu-se início aos trabalhos nas várias sessões para, já no final da manhã, serem apresentadas as conclusões das diferentes reflexões.

Os jovens alunos da Escola Técnica Profissional da Moita mencionaram a importância do dinamismo e da interação existente nas salas bem como dos valores transmitidos pelos professores que “nos tornam melhores pessoas e melhores profissionais”. No que diz respeito ao Perfil do Aluno, tendo consciência da atualização permanente, é imprescindível construir também o Perfil do Professor para trabalhar com os alunos. No tema alusivo aos Projetos Carreira, considerou-se que se deve incluir a relação com a Comunidade como uma diretriz na construção dos projetos dos nossos alunos. As Tutorias de Turma estão no caminho certo como um impulso à autonomia, responsabilidade e dinamismo do jovem que dá início à sua viagem formativa, trabalhando no presente para o futuro, numa Reconstrução Curricular baseada em projetos. No que se refere aos Ambientes de Aprendizagem, concluiu-se que a sala do futuro é um espaço de partilha e de trabalho colaborativo e flexível para cada área, e as Competências Digitais Transversais são consideradas essenciais, nomeadamente para a construção do e-portefólio – um instrumento essencial para a avaliação mas com um acrescento - conferir uma utilidade às competências digitais.

No final, a intervenção do Diretor Geral da Educação, José Vitor Pedroso foi direcionada para a construção de um caminho que deve ser realizado pela própria escola, “o início desta mudança tem de começar por nós próprios. Parabéns pelo trabalho, serão um exemplo para outras escolas porque é preciso ter a ousadia e de experimentar e errar!” – afirmou. De seguida, Xavier Aragay felicitou o trabalho realizado, mencionado que “a capacidade de concretizar para continuar a aprender é muito importante, pois temos de ser audazes para avançar!”

Ação e Reflexão! Valorizar o Ensino Profissional como Modelo Educativo! Em género de conclusão, foram algumas das palavras proferidas pela Professora Luísa Orvalho da Universidade Católica Portuguesa, numa manhã de análise e reflexão sobre o Ensino Profissional com um olhar para o Futuro.