Notícias

  • 06-12-2017
    A √ļnica Escola Profissional Portuguesa a integrar a Rede OCDE Education 2030
    A √ļnica Escola Profissional Portuguesa a integrar a Rede OCDE Education 2030

    A Escola Técnica Profissional da Moita é a única Escola Profissional Portuguesa, e o Colégio Corte Real CRL, por convite da tutela, que pertencem, a partir deste ano letivo, a um grupo restrito de escolas que integram a Rede OCDE Education 2030.

  • 05-12-2017
    ETPM assina Manifesto Escolas 4.0
    ETPM assina Manifesto Escolas 4.0

    A Escola Técnica Profissional da Moita assina o manifesto Escolas 4.0, resultado de um ano de reflexão conjunta com o objetivo de dar mais sentido à essência do ensino profissional. A este manifesto juntaram-se a Escola Profissional Raúl Dória, a Escola Profissional Amar Terra Verde (Vila Verde), Escola Profissional de Rio Maior e a Escola Profissional de Ourém.

  • 23-11-2017
    Dia do Diploma destaca sucesso dos alunos ETPM
    Dia do Diploma destaca sucesso dos alunos ETPM

    A 23 de novembro, realizou-se, no campus ETPM, o Dia do Diploma. Uma iniciativa de reconhecimento e valorização pelo trabalho desenvolvido que foi aprimorada pela entrega dos Prémios de Mérito e Quadros de Honra.

     

  • 21-11-2017
    Corta-Mato ETPM no Parque Municipal da Moita
    Corta-Mato ETPM no Parque Municipal da Moita

    Nem o frio parou os jovens ETPM que participaram no Corta-Mato Escolar, realizado a 21 de novembro, na passada terça feira, no Parque Municipal da Moita, com o envolvimento de todas as turmas de 10º e 11º ano.

     

  • 17-11-2017
    Rumo ao Algarve_Qualificar para Crescer
    Rumo ao Algarve_Qualificar para Crescer

    Os alunos do Projeto Piloto (ETPM & Pestana Hotel Group) partiram hoje de malas e bagagens rumo ao Algarve. Mais uma etapa nesta viagem pelas unidades do Pestana Hotel Group. Desejamos a todos uma ótima experiência!

  • 15-11-2017
    O Corpo e os seus Sistemas
    O Corpo e os seus Sistemas

    As alunas do curso Técnico de Apoio à Infância, 10.º e 11.º anos, produziram um painel que deu nome à exposição "O Corpo e seus Sistemas".

     

     

     

     

     

  • 10-11-2017
    S. Martinho do Colégio realiza-se com colaboração das TAI
    S. Martinho do Colégio realiza-se com colaboração das TAI

    As futuras Técnicas de Apoio à Infância colaboram com as Educadoras e Auxiliares de Educação do Colégio Corte Real na organização da festa de S.Martinho. 

  • 09-11-2017
    Sistema Nervoso estudado em Laboratório
    Sistema Nervoso estudado em Laboratório

    Os alunos do 11.º ano do Curso Técnico de Auxiliar de Saúde realizaram uma atividade sobre o Sistema Nervoso, no Laboratório de química e Biologia. 

  • 31-10-2017
    ETPM recebe Secretário de Estado da Educação e apresenta Referencial de Inovação Pedagógica em ação
    ETPM recebe Secretário de Estado da Educação e apresenta Referencial de Inovação Pedagógica em ação

    A Escola Técnica Profissional da Moita recebeu hoje a visita do Secretário de Estado da Educação, Dr. João Costa, e equipa para conhecer a operacionalização do Referencial de Inovação Pedagógica. 

  • 18-10-2017
    Projeto Autonomia e Flexibilidade Curricular
    Projeto Autonomia e Flexibilidade Curricular

    A Escola Técnica Profissional da Moita acolheu, no dia 18 de outubro, as escolas envolvidas no Projeto Autonomia e Flexibilidade Curricular da Equipa Regional de Lisboa e Vale do Tejo para uma sessão de trabalho.

     

|<

>|

22-09-2017

Projeto Piloto inicia fase de implementação

pic

“Qualificar para Crescer” - Projeto Piloto, desenvolvido pelo Grupo Pestana e pela Escola Técnica Profissional, inicia fase de implementação. Os jovens do curso profissional de Técnico/a de Restaurante/Bar tiveram a sua primeira aula, no dia 19 de setembro, numa das unidades do Pestana Hotel Group - Pestana Cidadela Cascais. 

O projeto piloto “Qualificar para Crescer” ambiciona a construção de percursos formativos, mais sólidos, ricos e significativos, através de novas formas de relação entre Escola e Empresa, numa colaboração permanente entre professores e especialistas do setor.

Dr. Jaime Morais Sarmento, Diretor dos Recursos Humanos de Portugal e África do Pestana Hotel Group, recebeu os alunos e demonstrou a já antiga vontade de concretizar um projeto tão desafiante quanto este. Seguidamente, o Presidente do Conselho Diretivo da Escola Técnica Profissional da Moita agradeceu, mais uma vez, a confiança depositada pelo Pestana Hotel Group e pelo esforço de todos os envolvidos nesta iniciativa. Seguiu-se a vez do Dr. José Theotónio, CEO do Grupo Pestana, que de forma sobejamente cativante, contou a história do Grupo Pestana, a sua identidade e valores, a forma como esta empresa se tem desenvolvido ao longo dos seus mais de 40 anos, tornando-se o maior grupo português no setor do Turismo, como se tem adaptado e se procura antecipar às mudanças constantes no setor, decorrentes da globalização.

Mais tarde, os mentores dos nossos novos alunos, especialistas do setor e diretores de hotéis do Grupo, que vão inspirar e acompanhar de perto, cada um deles, falaram um pouco do seu trajeto escolar e profissional até chegarem à posição que ocupam atualmente. Assim, formam-se equipas, que vão saudavelmente competir, para que se tornem os melhores. Depois de apresentados todos os mentores - João Martins (equipa preta - Algarve), Ricardo Santos (equipa branca - Algarve), José Carlos Fernandes (equipa verde - Cascais), Marco Madaleno (equipa vermelha - Évora), Pedro Serra (equipa azul - Porto) e João Neves (equipa amarela - Lisboa) e os seus mentorados, foram ainda chamados ao palco, alguns dos formadores do Grupo que os  irão acompanhar ao longo dos três anos.

Houve ainda espaço para muitas mais surpresas, tais como a oferta de um pólo com identificação do Grupo Pestana e da Escola Técnica Profissional da Moita, com a cor correspondente à dos respetivos mentores. Ao longo dos três anos, estes jovens, vão conhecer diferentes unidades hoteleiras do Grupo. Seguiu-se o almoço, oferecido pelo Grupo Pestana, havendo espaço para partilha entre mentores, formadores, professores, pais e alunos, com desafios ao nível da preparação de bebidas simples e compostas e da confeção de pequenas refeições. Desafio superado! Os jovens estiveram à altura.

Ousamos operacionalizar um processo formativo inovador que procura ir ao encontro das expectativas e necessidades dos jovens que se encontram, na última etapa da sua escolaridade obrigatória, e simultaneamente, aproximar aquilo que fazemos aprender na escola com aquilo que as nossas empresas necessitam para, de forma estrutural, se tornarem mais competitivas neste exigente mundo global.