Escola Verde

pic

Um dos grandes outputs gerados de forma negativa para o ambiente é o consumo de energia eléctrica. De forma a minimizarmos esse impacto implementámos um projecto de produção de energia com recurso exclusivo às energias renováveis, mais concretamente com recurso à energia solar foto voltaica, projecto esse que contempla três fases, pretendendo-se no final garantir cerca de 80% das nossas necessidades energéticas.

Este projecto está a ser desenvolvido pelas turmas do curso de Energias Renováveis. As turmas colaboram desde a fase de projecto até à fase de instalação.

Em Janeiro de 2010 iniciámos a produção de energia, através de contrato de micro-geração com a EDP.

Ainda no âmbito da eficiência energética dos edifícios estamos a substituir, gradualmente o isolamento térmico e acústico dos edifícios, quer através da lã mineral nos tectos falsos assim como na colocação de caixilharia com ruptura térmica e vidro duplo que minimiza as perdas energéticas para o exterior.

Outro aspecto a realçar no que se reporta à minimização dos impactos ambientais é o sistema de gestão dos óleos usados no refeitório escolar, através de uma empresa especializada que permite a sua reutilização para outros fins, impedindo assim que estes contaminem os solos.