Técnico de Soldadura - 2017/18

pic

O Técnico de Soldadura é o profissional qualificado para planear e executar o trabalho de soldadura, efetuando a escolha dos processos, equipamentos e materiais de adição a utilizar de acordo com as instruções técnicas, respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.

Atividades Principais:

· Preparar e organizar o trabalho de soldadura de conjuntos, estruturas e tubagens metálicas cumprindo as medidas de segurança de modo a reduzir os riscos associados aos diferentes processos de soldadura.

· Analisar e interpretar desenhos e documentação técnica, esboços, esquemas e outra documentação técnica relativa a uma determinada obra e equipamentos em construção soldada.

· Selecionar o processo, equipamentos, tipo de junta, consumíveis e ferramentas a utilizar, tendo em conta o trabalho de soldadura a efetuar de acordo com as instruções de trabalho e/ou com a Especificação de Procedimento de Soldadura.

· Efetuar a conservação dos equipamentos, dos consumíveis e das ferramentas utilizadas, de acordo com os procedimentos adequados.

· Analisar a documentação necessária para a certificação/qualificação de soldadores e/ou operadores de soldadura e para a qualificação de um procedimento de soldadura (RQPS)

· Identificar imperfeições de soldaduras e aplicar corretamente critérios de aceitação para juntas soldadas de acordo com a documentação técnica.

· Prestar assistência técnica a clientes esclarecendo possíveis dúvidas sobre o trabalho de soldadura realizado.

· Executar soldaduras topo a topo e de ângulo entre chapas ou chapa / tubo em construções metálicas, de acordo com as diretrizes IIW/EWF, as exigências de qualidade, as normas e códigos específicos da atividade.

Este curso tem a duração de 3 anos letivos, com elevada potencialidade de empregabilidade após a sua conclusão, conferindo equivalência ao 12.º ano e carteira profissional de nível IV da UE. Os jovens devem ter o 9.º ano concluído e menos de 20 anos de idade.