Bar e Agropecuária visitam grandes empresas vitivinícolas

Os jovens ETPM de Restaurante-Bar e de Produção Agropecuária tiveram dois dias intensivos de visita e reflexão sobre a indústria vitivinícola, ao conhecerem as instalações de algumas das melhores empresas de produção de vinho, em Portugal. A importância das vinhas, as técnicas utilizadas na produção e comércio, a história de cada empresa e o sabor diferenciado de cada produto. Muito agradecemos a Adega da Bacalhôa, Adega Fernão Pó, Adega José Maria da Fonseca e Casa Ermelinda Freitas que muito bem nos receberam.

Adega da Bacalhôa

Os alunos visitaram a Bacalhoa, uma das maiores e inovadoras empresas vinícolas em Portugal tendo oportunidade de conhecer a sua história bem como as técnicas vitivinícolas, produção e comercialização.

Presente em 7 regiões vitivinícolas portuguesas, possui um total de 1200 hectares de vinhas, 40’quinyas, 40 castas diferentes e 4 adegas ou centros vínicos. Sob a égide do projeto “Arte, vinho e paixão”, os alunos conheceram todo o processo desde as vinhas ao vinho quando é servido num ambiente que inclui tradição e modernidade, com exposições artísticas diversas, da pintura à escultura, nunca esquecendo obras naturais.

Adega Fernão Pó

Os alunos visitaram esta adega familiar, ligado à produção de vinho há gerações. Fundado nos anos 40 por Aníbal da Silva Freitas, possui hoje cerca de 70 hectares de vinhas próprias.

Aqui, recebidos por Isabel Palhoça, os alunos puderam conhecer as vinhas que se encontram divididas em pequenas quintas de areias macias, a cobrir o solo de barro. Este tipo de solo aliado ao microfilma temperado, proporciona a colheita de uvas que originam vinhos de boa estrutura, corpo, cor e aromas. Houve também tempo para se falar de castas, nomeadamente a Castelão, casta de eleição da região. Por fim, na visita à adega, os alunos conheceram os aspetos relativos ao processo de fabrico de vinho, neste caso, com capacidade de transformação de 1000 toneladas de uvas.

Adega José Maria da Fonseca

Os alunos tiveram oportunidade de conhecer a história da família, com quase dois séculos, que tem criado vinhos conhecidos nacional e internacionalmente. Fundada em 1834, esta empresa é uma das líderes nas áreas de produção e comercialização de vinhos de mesa, encontrando-se atualmente em mais de 70 países. Os alunos ficaram a conhecer as diferentes vinhas, as suas localizações, diferentes condições climatéricas, exposição solar e tipo de terreno, as diferentes opções técnicas com o intuito de maximizar o potencial qualitativo de cada vinho.

Casa Ermelinda Freitas

Nesta visita, os alunos visitaram uma vinha pedagógica, onde tiveram contacto com as diferentes variedades de castas como a trincadeira. Touriga Nacional, Aragonês, entre outras.

Com 440 hectares de vinha, a adega encontra-se apetrechada com a mais moderna tecnologia que alia o tradicional e o moderno, integrando num mesmo espaço um conjunto de áreas distintas que vai desde a produção ao estágio em barricas de Carvalho e engarrafamento de vinhos. Esta empresa familiar, privilegiadamente gerida por mulheres tem a capacidade de para fermentação de 8 milhões de litros em cubas de inox com temperatura controlada.