Cozinha – Pastelaria visita Riberalves

No dia 11 de junho, a turma 11.º C do Curso Técnico de Cozinha-Pastelaria deslocou-se no período da manhã à Fábrica da Riberalves no Rosário/ Moita.

Os alunos foram recebidos pela Engenheira e Chefe de Produção Vera Xavier, que explicou a Fundação da marca Riberalves e a origem do nome da marca, que está associada aos nomes/sobrenomes de família: Ricardo (RI), Bernardo (BER) e Alves, ou seja, Riberalves. Os jovens tiveram de se equipar com toucas, batas e proteção para o calçado adequado para a manutenção das regras básicas de higiene e segurança do trabalho imprescindíveis na linha de produção.

“Foi muito enriquecedor para nós ficarmos a conhecer o processo deste produto tão utilizado e servido pelos portugueses e tão utilizado na restauração, visto que faz parte da gastronomia tradicional nacional e pode ser confecionado de 1001 maneiras”, afirmam os alunos.

Ao realizar esta visita, a turma ficou a conhecer todo o processo de produção do bacalhau desde o momento que é pescado na Noruega, Islândia e Ártico até ser embalado para venda. Assim sendo, ficaram a conhecer o seu processo de salgamento, corte, separação por tamanho, qualidade e secagem. Os alunos tiveram também oportunidade de aprender que o bacalhau se divide em diferentes categorias consoante o seu tamanho (corrente, graúdo e especial), a sua qualidade (normal, asa branca) e o seu modo de confeção (desfiado, para caldeirada, lombos, caras, postas). Ficaram a saber que é feita uma seleção ao bacalhau de acordo com as suas características e qualidade e que, além do bacalhau, é produzido e vendido o paloco que, apresenta outras características, sendo um produto de menor qualidade e é mais económico para o consumidor.

A visita de estudo decorreu no âmbito da disciplina de Cozinha/Pastelaria e Higiene e Segurança Alimentar.