ETPM acolheu Conferência A Europa – Que Futuro?

Promovida pelo Centro Europe Direct AML e ADREPES, a conferência “A Europa – Que Futuro?” realizou-se no Laboratório de Artes & Expressões, no passado 6 de maio, na Escola Técnica Profissional da Moita, uma das entidades acolhedoras da iniciativa desenvolvida no âmbito das Eleições Europeias de maio 2019, dirigida a jovens estudantes, professores e população em geral.

Os jovens ETPM assistiram à atividade, integrada numa série de “Diálogos com os Cidadãos” que teve a colaboração ativa da eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar e que contou com a participação da moderadora Ana Martins (jornalista da RTP) e dos oradores João Tatá dos Anjos (antigo  funcionário europeu da Comissão Europeia de 1985 a 2017), Manuel Macaísta Malheiros (juiz desembargador aposentado do Tribunal Central Administrativo) e Raul Tavares (jornalista e diretor do Jornal SemMais.

Os resultados esperados deste Diálogo com os Cidadãos visam promover as temáticas da consciência cívica e democrática, da cidadania europeia, do conhecimento da estrutura decisória da União Europeia e da participação cidadã nas eleições para o Parlamento Europeu, de maio de 2019.

Para iniciar a sessão, a jornalista Ana Martins referiu repetidamente o sentimento de pertença pelo país, pela cultura e pela política. Refere, ainda, que “para muitos europeus, a Europa é desconhecida” e, a partir daqui deu-se início ao debate, percebendo-se no final que existe muito mais para além daquilo que conhecemos. Nomeadamente, o Cartão Europeu de Saúde (Cartão Europeu de Seguro de Doença – CESD), permite aos cidadãos da União Europeia o benefício de assistência médica durante as estadias temporárias nesses países. Apenas um dos jovens presentes, não só tinha conhecimento como também o adquiriu.

Finalmente, foi reforçada a ideia de fazer parte da União Europeia nos traz muitos benefícios e que Portugal tem muito a ganhar. Devemos ainda destacar a importância do livre arbítrio que a democracia promove e o interesse dos jovens neste sentido, de forma a aproveitarem tudo o que a Europa tem para oferecer, nomeadamente o Erasmus. Os alunos ETPM participaram ativamente, colocando várias questões relacionadas com o impacto do Brexit em Portugal, e apreciaram bastante o encontro.