Notícias

  • 18-06-2018
    Jovens Qualificar para Crescer na Madeira
    Jovens Qualificar para Crescer na Madeira

    Os nossos alunos de 10.º ano, do curso profissional de Restaurante/Bar, que integram o projeto piloto Qualificar para Crescer, realizaram a sua 3.ª mobilidade, e desta vez, voaram rumo à Pérola do Atlântico.

  • 08-06-2018
    Reflexão do Perfil Profissional de Técnico de Comunicação
    Reflexão do Perfil Profissional de Técnico de Comunicação

    Os jovens do curso Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas de Publicidade fizeram da Biblioteca Professor Carvalho Rodrigues o palco para as apresentações das Reflexões do Perfil Profissional de um Técnico de Comunicação, no dia 8 de junho.

  • 08-06-2018
    Nutricionistas alertam para Alimentação Saudável
    Nutricionistas alertam para Alimentação Saudável

    No dia 08 de Junho, os alunos de 11º ano do curso Técnico de Cozinha/ Pastelaria, contaram com a visita de duas nutricionistas do Ginásio KANGAROO Health Clubs. Dr.ª Inês Lourenço e Dr.ª Tânia Albuquerque foram convidadas pelos alunos da turma, no âmbito de um Projeto desenvolvido na unidade de formação - Nutrição e Dietética da Área Técnica. 

  • 07-06-2018
    Ministério da Educação e Ciência, ANQEP e DGE em visita à Escola Técnica Profissional da Moita e Colégio Corte Real
    Ministério da Educação e Ciência, ANQEP e DGE em visita à Escola Técnica Profissional da Moita e Colégio Corte Real

    No dia 07 de junho, a Escola Técnica Profissional da Moita e o Colégio Corte Real receberam a visita de elementos da equipa do Ministério da Educação e Ciência - ANQEP e DGE, que está a acompanhar a implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular nas escolas que aderiram ao mesmo.

     

  • 06-06-2018
    Reflexão do Perfil Profissional de Auxiliar de Saúde
    Reflexão do Perfil Profissional de Auxiliar de Saúde

    No dia 6 de junho, os alunos do Curso Técnico de Auxiliar de Saúde apresentaram a Reflexão sobre o Perfil Profissional de um técnico da área, tendo como base os projetos desenvolvidos no decorrer deste primeiro ano letivo.

     

  • 01-06-2018
    Feira Pedagógica do Barreiro no Parque da Cidade
    Feira Pedagógica do Barreiro no Parque da Cidade

    A Escola Técnica Profissional da Moita participou em mais uma feira pedagógica. Desta feita, tratou-se da XVII Feira Pedagógica do Barreiro que decorreu entre os dias 30 de maio e 1 de junho, no Parque da Cidade.

  • 29-05-2018
    Alunos de RB recebem Barman João Damiães
    Alunos de RB recebem Barman João Damiães

    Natural da Moita, com 25 anos de idade, João Damiães conta com uma preenchida carreira e com várias experiências profissionais de Bartender, a nível nacional e internacional. Hoje, é Barman no Minibar do Grupo Avillez e é já uma inspiração para os jovens ETPM que o convidaram para assumir o papel de Mentor do 11.º ano de RB.

  • 28-05-2018
    ETPM na 14.ª edição da Biofesta
    ETPM na 14.ª edição da Biofesta

    A equipa da Escola Técnica Profissional da Moita esteve representada na 14.ª edição da Biofesta, durante a Feira Regional de Maio, na Moita. Os alunos de Restauração otimizaram as suas iguarias com produtos biológicos e apresentaram uma ementa saudável a todos os visitantes.

  • 27-05-2018
    Linguagem Gestual Portuguesa
    Linguagem Gestual Portuguesa

    No âmbito das atividades extra curriculares (AEC ́S), na disciplina de atividades lúdico expressivas (ALE), realizou-se no dia 25 de Maio, uma ação de sensibilização sobre a Língua Gestual Portuguesa.

  • 25-05-2018
    Feira de Projetos Educativos conta com ETPM
    Feira de Projetos Educativos conta com ETPM

    A Escola Técnica Profissional da Moita participou na Feira de Projetos Educativos, entre os dias 15 e 18 de maio, que se realizou no Pavilhão Municipal de Exposições, na Moita.

|<

>|

09-05-2017

Em Conversa com ... Angelino Batista

pic

Angelino Alberto da Costa Batista, 36 anos, Inspetor de soldadura no Instituto de Soldadura e Qualidade, considera o ensino profissional muito vantajoso e encara este tipo de ensino, um trunfo. A Escola Técnica Profissional da Moita e a Escola Profissional de Indústria da Metalurgia e da Metalomecânica – EPIM - têm, este ano letivo, o Curso Vocacional de Soldadura já com alunos finalistas, no último ano de formação.

 

 

A grande percentagem de alunos, afirma, provavelmente já tinha desistido do ensino regular e a maior parte dos jovens que nos chegaram, querem tornar-se soldadores, vêm atrás da profissão.

 A área técnica é muito importante para exercerem a profissão. Para além de terem a aptidão, é muito importante trabalharem na prática e para tal têm de querer fazê-lo. A motivação é muito importante e devem dedicar-se a 100%. Mas a prática, por outro lado, não é tudo, é preciso ter atenção ao resto, à teoria.

 Segundo Angelino Batista, o mercado de trabalho de soldadura é bastante exigente. No estrangeiro, não há falta de trabalho, e em Portugal, já é um pouco mais difícil uma vez que as plataformas estão quase todas no estrangeiro.

 A maioria dos jovens tem familiares e/ou amigos na área e, por essa razão, sentem-se familiarizados com a soldadura. O esforço e empenho são essenciais. Aqui, para aprender, é extremamente importante praticar, praticar e errar e voltar a praticar, acrescenta o formador. Um curso que também já teve a visita da General Electrics, empresa internacional que está presente na maioria dos grandes setores da economia nacional, encontrando-se representada em mais de 100 países em todo o mundo. Procuravam cerca de 80 soldadores para contratar, só este ano.

 Os jovens e futuros Soldadores estão prestes a dar início à Formação em Contexto de Trabalho. Os alunos estão muito expectantes e ansiosos por aprender mais, empenhando-se para concluir a formação e conseguir um lugar no mercado de trabalho.