Notícias

  • 18-06-2018
    Jovens Qualificar para Crescer na Madeira
    Jovens Qualificar para Crescer na Madeira

    Os nossos alunos de 10.º ano, do curso profissional de Restaurante/Bar, que integram o projeto piloto Qualificar para Crescer, realizaram a sua 3.ª mobilidade, e desta vez, voaram rumo à Pérola do Atlântico.

  • 08-06-2018
    Reflexão do Perfil Profissional de Técnico de Comunicação
    Reflexão do Perfil Profissional de Técnico de Comunicação

    Os jovens do curso Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas de Publicidade fizeram da Biblioteca Professor Carvalho Rodrigues o palco para as apresentações das Reflexões do Perfil Profissional de um Técnico de Comunicação, no dia 8 de junho.

  • 08-06-2018
    Nutricionistas alertam para Alimentação Saudável
    Nutricionistas alertam para Alimentação Saudável

    No dia 08 de Junho, os alunos de 11º ano do curso Técnico de Cozinha/ Pastelaria, contaram com a visita de duas nutricionistas do Ginásio KANGAROO Health Clubs. Dr.ª Inês Lourenço e Dr.ª Tânia Albuquerque foram convidadas pelos alunos da turma, no âmbito de um Projeto desenvolvido na unidade de formação - Nutrição e Dietética da Área Técnica. 

  • 07-06-2018
    Ministério da Educação e Ciência, ANQEP e DGE em visita à Escola Técnica Profissional da Moita e Colégio Corte Real
    Ministério da Educação e Ciência, ANQEP e DGE em visita à Escola Técnica Profissional da Moita e Colégio Corte Real

    No dia 07 de junho, a Escola Técnica Profissional da Moita e o Colégio Corte Real receberam a visita de elementos da equipa do Ministério da Educação e Ciência - ANQEP e DGE, que está a acompanhar a implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular nas escolas que aderiram ao mesmo.

     

  • 06-06-2018
    Reflexão do Perfil Profissional de Auxiliar de Saúde
    Reflexão do Perfil Profissional de Auxiliar de Saúde

    No dia 6 de junho, os alunos do Curso Técnico de Auxiliar de Saúde apresentaram a Reflexão sobre o Perfil Profissional de um técnico da área, tendo como base os projetos desenvolvidos no decorrer deste primeiro ano letivo.

     

  • 01-06-2018
    Feira Pedagógica do Barreiro no Parque da Cidade
    Feira Pedagógica do Barreiro no Parque da Cidade

    A Escola Técnica Profissional da Moita participou em mais uma feira pedagógica. Desta feita, tratou-se da XVII Feira Pedagógica do Barreiro que decorreu entre os dias 30 de maio e 1 de junho, no Parque da Cidade.

  • 29-05-2018
    Alunos de RB recebem Barman João Damiães
    Alunos de RB recebem Barman João Damiães

    Natural da Moita, com 25 anos de idade, João Damiães conta com uma preenchida carreira e com várias experiências profissionais de Bartender, a nível nacional e internacional. Hoje, é Barman no Minibar do Grupo Avillez e é já uma inspiração para os jovens ETPM que o convidaram para assumir o papel de Mentor do 11.º ano de RB.

  • 28-05-2018
    ETPM na 14.ª edição da Biofesta
    ETPM na 14.ª edição da Biofesta

    A equipa da Escola Técnica Profissional da Moita esteve representada na 14.ª edição da Biofesta, durante a Feira Regional de Maio, na Moita. Os alunos de Restauração otimizaram as suas iguarias com produtos biológicos e apresentaram uma ementa saudável a todos os visitantes.

  • 27-05-2018
    Linguagem Gestual Portuguesa
    Linguagem Gestual Portuguesa

    No âmbito das atividades extra curriculares (AEC ́S), na disciplina de atividades lúdico expressivas (ALE), realizou-se no dia 25 de Maio, uma ação de sensibilização sobre a Língua Gestual Portuguesa.

  • 25-05-2018
    Feira de Projetos Educativos conta com ETPM
    Feira de Projetos Educativos conta com ETPM

    A Escola Técnica Profissional da Moita participou na Feira de Projetos Educativos, entre os dias 15 e 18 de maio, que se realizou no Pavilhão Municipal de Exposições, na Moita.

|<

>|

25-05-2017

Pestana e ETPM apresentam Projeto Piloto Qualificar para Crescer

pic

Já imaginou uma Escola e uma Empresa que são uma mesma equipa? Pode parar de imaginar … Já está a acontecer! Pestana Hotel Group e Escola Técnica Profissional da Moita apresentaram publicamente o projeto piloto Qualificar para Crescer, que une uma escola e uma empresa no desenvolvimento integral e permanente do percurso qualificante de 26 jovens alunos do curso profissional de Técnico de Restaurante-Bar, que terá o seu início em setembro deste ano. 

Numa iniciativa que reuniu o Senhor Ministro da Economia, o Senhor Secretário de Estado da Educação, a Senhora Secretária de Estado do Turismo e o Presidente do Turismo de Portugal, onde o CEO do Pestana Hotel Group, José Theotónio, e o Presidente do Conselho Diretivo da ETPM, Alexandre Oliveira celebraram o protocolo de colaboração, assumindo o compromisso que criará valor para as pessoas, para o setor e para o País.

Uma das salas do Pestana Palace Lisboa foi palco para o lançamento de um projeto que constitui um marco no ensino profissional. Qualificar para Crescer é algo inédito em Portugal, com características inovadoras e distintivas: a constituição de uma equipa pedagógica composta por professores da Escola Técnica Profissional da Moita e por formadores, especialistas de referência do Pestana Hotel Group e do sector. Uma equipa multidisciplinar em permanência, durante os 3 anos deste percurso qualificante, com uma nova forma de organização do tempo e do espaços de aprendizagem, que permitirá o desenvolvimento efetivo das competências necessárias para estes jovens viverem no século XXI e para corresponder às exigências atuais e futuras do sector do Turismo.

Apadrinhado por elementos do Governo, este projeto piloto conta com a disponibilização, por parte do  Pestana Hotel Group, dos seus recursos técnicos, humanos e materiais, nacionais e internacionais, potenciando a qualidade desta resposta qualificante. A empregabilidade está garantida após a conclusão da qualificação, para todos os alunos envolvidos, no Pestana Hotel Group e no sector do Turismo.

Segundo o Senhor Secretário de Estado da Educação, João Costa, “é essencial esta Inovação Pedagógica. Este projeto tem o apoio do Ministério da Educação, uma vez que promovemos a autonomia das escolas e o desenvolvimento curricular, destacando a qualidade das parcerias. É um exemplo!”.

 O Senhor Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, no discurso de encerramento da iniciativa mencionou que “uma boa formação está centrada nas pessoas. O caminho do turismo é este, bem como a aposta no reforço das soft skills. Este projeto tem um carácter inovador e, esperemos, demonstrativo.”

Com este projeto Qualificar para Crescer, a Escola constitui-se efetivamente como uma Primeira Empresa!