Notícias

  • 15-10-2018
    Conhecer os produtos é essencial em Cozinha
    Conhecer os produtos é essencial em Cozinha

    Os jovens de Cozinha – Pastelaria foram ao Mercado Municipal da Moita para aprender a escolher os produtos frescos, acompanhados pela equipa técnica do curso.

  • 10-10-2018
    Reuniões de Encarregados de Educação

    Caros(as) Encarregados(as) de Educação,
     
    Divulgamos o calendário das reuniões de encarregados de educação para o 1.º período.
     
    Este calendário não invalida que qualquer encarregado(a) de educação possa contactar o(a) tutor(a) de turma do(a) seu(ua) educando(a) para obter/partilhar qualquer tipo de informação.
     
    Obrigado.
     
    A Direção Pedagógica.

  • 08-10-2018
    INFORMAÇÃO IMPORTANTE - Horário Transportes Atualizado

    Informamos que o Horário dos Transportes sofreu alterações. Está disponível para consulta.

  • 03-10-2018
    Parcerias de Excelência na ETPM
    Parcerias de Excelência na ETPM

    Num caminho de desenvolvimento de uma escola que faz aprender, onde o aluno é o promotor do seu projeto de vida e onde as empresas são as orientadoras de um sistema de ensino, baseado na aquisição de competências através de experiências práticas e reais, a Escola Técnica Profissional da Moita apresenta parceiros de excelência. Parceiros que se congregam no progresso do ensino profissional num formato Work based Learning e que, ativamente, participam na construção de um perfil profissional de referência coerente com as necessidades do mercado de trabalho – Pestana Hotel Group e El Corte Inglés desenvolvem o plano curricular de cerca de 70 alunos, no setor da Restauração, juntamente com a equipa pedagógica da Escola Técnica Profissional da Moita.

  • 03-10-2018
    Informação aos Encarregados de Educação

    Caros encarregados de educação,
     
    Informamos que o calendário de reuniões com os encarregados de educação será partilhado na próxima 5ª feira, 04 de outubro.
    Todas as reuniões, exceto as já realizadas e que decorrerão esta semana, decorrerão entre os dias 10 e 26 de outubro.
    Apesar de divulgarmos o calendário, todos os encarregados de educação receberão uma convocatória específica.
    Qualquer dúvida que exista os encarregados de educação poderão sempre contactar os serviços da escola, sobretudo através do respetivo tutor de turma.
     
    Obrigado.
     
    A Direção Pedagógica

  • 28-09-2018
    INFORMAÇÃO HORÁRIO TURMAS E TRANSPORTES

    Está disponível  para consulta a informação sobre o horário das turmas e dos transportes, de 01 a 04 de outubro

  • 26-09-2018
    INFORMAÇÃO IMPORTANTE

    Os constrangimentos nos horários dos transportes foram muito significativos, neste sentido, mais uma vez apelamos à compreensão de todos por esta situação excecional e inesperada e para a qual a Escola tem estado a procurar resolver com todos os seus meios disponíveis.

    Indicamos que os professores não farão registo de assiduidade devido a esta situação e ajustarão as situações de aprendizagem aos alunos presentes, sem prejudicar em momento algum os alunos que chegarão atrasados ou que poderão, devido a isto, nem sequer marcar presença.
    Contamos que a partir deste momento regresse alguma normalidade durante o dia de hoje relativamente ao cumprimento dos horários.
    Agradecemos uma vez mais a compreensão e envolvimento de todos.
     
    Cumprimentos,
    Guilherme M. Rocha

  • 17-09-2018
    Orientações para o início do ano letivo

    Está disponível para consulta, o documento com as orientações para o início do ano letivo 2018-2019

  • 12-09-2018
    Abertura procedimento concursal - 1 docente Português

    Está a a decorrer o procedimento concursal para a contratação de 1 docente - Português, GR 300, com horário completo. Consulte o documento para mais informações.

  • 05-09-2018
    Abertura de Procedimento Concursal Externo

    A Escola Técnica Profissional da Moita, no âmbito da parceria com o Colégio Corte Real, C.R.L. e com os Agrupamentos de Escolas Fragata do Tejo e José Afonso, para o desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular, aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico destes agrupamentos e consciente da necessidade de introduzir instrumentos que aumentem a transparência da contratação de serviços e da criação de plataformas que promovam a igualdade de oportunidades, deliberou a contratação de prestação de serviços externos para o desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular através de procedimento concursal dando assim cumprimento ao art.º 16 da secção III da Portaria n.º 644-A/2015, Diário da República, 2.ª série — N.º 164 — 24 de agosto de 2015.

    Assim, por deliberação do Conselho Diretivo da Escola Técnica Profissional da Moita, de 4 de setembro de 2018, é aberto o Procedimento Concursal Externo n.º 01/2018 destinado ao processo de seleção dos Prestadores de Serviços, com os quais será elaborado um contrato de aquisição de serviços. 

    Mais informações, no documento anexo

|<

>|

25-07-2018

Constelação 2030 - um estreitar de relações

pic

Mais um ano letivo termina, e talvez tenha sido o melhor dos nossos projetos educativos, com mais e melhores momentos, oportunidades e tempos de co construção dos projetos de vida dos nossos jovens (e também de todos quanto estão envolvidos na nossa escola) com mais sentido, intencionalidade e interdisciplinaridade.

Foi com este reconhecimento, e agradecimento dirigido pelo Presidente do Conselho Diretivo Alexandre Oliveira, à equipa pedagógica e restantes colaboradores da Escola Técnica Profissional da Moita (ETPM) e do Colégio Corte Real (CCR), que juntos caminham de mãos dadas na operacionalização de princípios comuns centrados na Pessoa, que iniciámos esta sessão de balanço do primeiro ano do Referencial de Inovação Pedagógica “Constelação 2030 - Caminhos para Inovar na Educação”, e que contou com a ilustre presença do Senhor Secretário de Estado da Educação, Doutor João Costa, e do Neurocientista, Professor Doutor Alexandre Castro Caldas, Diretor do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.

Refletir sobre “que escola éramos, que escola nunca deixamos de ser, que escola somos hoje e que escola queremos ser” foi o roteiro que, de forma entusiasmada e motivadora, o nosso Diretor Pedagógico Professor Guilherme Rocha (ETPM) nos fez viajar, mergulhando nas dimensões do referencial que iremos aprofundar no próximo ano letivo, nomeadamente nas Tutorias de Turma, nos Projetos Carreira, no work-based learning através do estabelecimento de relações mais próximas com as empresas em todas as áreas da nossa oferta de educação e formação, como já está a acontecer com o Colégio Corte Real, contexto rico e privilegiado em que as nossas alunas de Apoio à Infância desenvolvem grande parte das suas competências e com o Pestana Hotel Group, na área da Hotelaria e Restauração, através do projeto “Qualificar para Crescer”, que vai continuar a investir em mais jovens, uma vez que o impacto deste primeiro ano, supera todas as expectativas!

Passamos, seguidamente, à conversa com os nossos dois convidados, com moderação do Professor Guilherme e da Professora Rita Monteiro, Diretora Pedagógica do CCR, em que durante cerca de 40 minutos tivemos a oportunidade de conhecer as perspetivas, com muita cientificidade ainda que revelada de forma singela, dos Professores Doutores João Costa e Castro Caldas, desbravando as relações embricadas entre a Neurociência e a Educação, e a sua relevância para o dia a dia na sala de aula com os nossos jovens.

O que fazemos e como fazemos, deve estar devidamente fundamentado, não podendo de modo algum “cair em experimentalismos” nem em “achismos”. Da mesma forma em que em medicina lidamos com a vida de pessoas, também na educação o mesmo ocorre, contudo, talvez, com repercussões a médio e a longo prazo na vida dos nossos jovens.

Conhecer por exemplo como funciona o cérebro de um adolescente, para compreender que estratégias utilizar, nomeadamente para o motivar para a aprendizagem, para se sentir feliz na escola, faz parte do papel de qualquer Educador.

Muito mais se explorou, nesta deliciosa conversa, entre estas duas personalidades fantásticas, com um percurso profissional extraordinário, e com as quais iremos estreitar relações, através dos projetos que desenvolvemos. Neste contexto, assinámos protocolo com o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, que nos vai ajudar a realizar uma investigação-ação, suportando cientificamente o que estamos a edificar na nossa escola, com e para cada um dos nossos alunos, singulares, cidadãos de hoje e construtores do futuro!