Notícias

  • 04-12-2018
    Protocolo com APORFEST valoriza e reforça a vertente prática em Organização de Eventos
    Protocolo com APORFEST valoriza e reforça a vertente prática em Organização de Eventos

    A Escola Técnica Profissional da Moita assina protocolo com APORFEST – Associação Portuguesa de Festivais de Música, no âmbito da valorização e reforço da vertente prática do ensino profissional, em Organização de Eventos.

  • 03-12-2018
    CURSO TÉCNICO DE SOLDADURA & ESCULTOR PEDRO MARQUES criam  “BOM VENTO” para exposição na Secretaria Geral da Educação e Ciência
    CURSO TÉCNICO DE SOLDADURA & ESCULTOR PEDRO MARQUES criam “BOM VENTO” para exposição na Secretaria Geral da Educação e Ciência

    Uma escultura soldada em ferro, numa parceria entre alunos do Curso Técnico de Soldadura da Escola Técnica Profissional da Moita e o conceituado escultor Pedro Marques, com orientação do formador Angelino Batista, resulta nesta obra de Natal, associada ao nosso Património Cultural Imaterial que constitui uma identificação da nossa terra: as embarcações típicas do Tejo. Desta feita, o “BOM VENTO”.

     

  • 01-12-2018
    "Já Cheira a Natal!"

    Estamos no Mercado Municipal da Moita. Visita-nos!!!Numa parceria com a Câmara Municipal da Moita, os alunos de Restauração da ETPM promovem a iniciativa "Já Cheira a Natal", no âmbito do Programa de Dinamização e Animação do Mercado Municipal da Moita. Os jovens apresentam deliciosas sugestões de iguarias para a época natalícia, confecionados na hora para degustação. Dias 1, 8 e 15 de dezembro.

  • 26-11-2018
    Step One - Projeta o teu futuro
    Step One - Projeta o teu futuro

    As turmas finalistas dos cursos Técnicos de Restauração encontram-se neste momento a desenvolver uma das últimas etapas do Projeto de Carreira através do programa Step One, um programa de apoio à transição para o mercado de trabalho. 

  • 26-11-2018
    Combate ao Desperdício Alimentar
    Combate ao Desperdício Alimentar

    Os alunos dos 12.º anos de Cozinha/Pastelaria estão, neste momento, a desenvolver um projeto interdisciplinar que envolve as disciplinas da componente cientifica e técnica e que consiste em minimizar e combater o desperdício alimentar na ETPM. 

  • 23-11-2018
    IV Encontro IDEA
    IV Encontro IDEA

    As alunas do 10.º e 12.º ano do Curso Técnico de Apoio à Infância assistem ao IV Encontro IDEA, que se realizou na Faculdade de Psicologia, em Lisboa.

  • 19-11-2018
    Boletim Informativo BAZINGA_News
    Boletim Informativo BAZINGA_News

    Os alunos do Curso Técnico de Comunicação estão a desenvolver um Boletim Informativo, interno, no âmbito da área técnica. Trabalharam as competências técnicas sobre os media e design e sobre a formação de um jornal/empresa, além das competências transversais. 

  • 17-11-2018
    ACES - Team Building com apoio ETPM
    ACES - Team Building com apoio ETPM

    O ACES Arco Ribeirinho desenvolveu uma atividade Team Building, promovida pela ETPM e realizada no nosso campus escolar. A iniciativa serve para estimular as estratégias de comunicação e colaboração, num contexto diferente do laboral, que permita à equipa analisar como corre, o que corre mal, como melhorar e o que faz sentido aplicar nos postos de trabalho.

  • 14-11-2018
    Visita Técnica de Alunos de Saúde
    Visita Técnica de Alunos de Saúde

    No âmbito do tema sobre Saúde Mental, os alunos do 12.º ano do curso Técnico de Auxiliar de Saúde realizaram uma visita técnica à Casa de Saúde do Telhal, da Ordem do Hospital São João de Deus. Alimentação, conforto e higienização foram as informações primordiais, mas os jovens acabaram por conhecer também a história da instituição.

  • 13-11-2018
     O que nos inspira - pelas TAI
    O que nos inspira - pelas TAI

    “O que nos inspira” é um projeto que surge da dinâmica desenvolvida nas tutorias. Todas as segundas feiras, as alunas apresentam o que as inspira. Uma dimensão individual e introspetiva sobre as nossas alegrias, tristezas, anseios…..

|<

>|

25-07-2018

Constelação 2030 - um estreitar de relações

pic

Mais um ano letivo termina, e talvez tenha sido o melhor dos nossos projetos educativos, com mais e melhores momentos, oportunidades e tempos de co construção dos projetos de vida dos nossos jovens (e também de todos quanto estão envolvidos na nossa escola) com mais sentido, intencionalidade e interdisciplinaridade.

Foi com este reconhecimento, e agradecimento dirigido pelo Presidente do Conselho Diretivo Alexandre Oliveira, à equipa pedagógica e restantes colaboradores da Escola Técnica Profissional da Moita (ETPM) e do Colégio Corte Real (CCR), que juntos caminham de mãos dadas na operacionalização de princípios comuns centrados na Pessoa, que iniciámos esta sessão de balanço do primeiro ano do Referencial de Inovação Pedagógica “Constelação 2030 - Caminhos para Inovar na Educação”, e que contou com a ilustre presença do Senhor Secretário de Estado da Educação, Doutor João Costa, e do Neurocientista, Professor Doutor Alexandre Castro Caldas, Diretor do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.

Refletir sobre “que escola éramos, que escola nunca deixamos de ser, que escola somos hoje e que escola queremos ser” foi o roteiro que, de forma entusiasmada e motivadora, o nosso Diretor Pedagógico Professor Guilherme Rocha (ETPM) nos fez viajar, mergulhando nas dimensões do referencial que iremos aprofundar no próximo ano letivo, nomeadamente nas Tutorias de Turma, nos Projetos Carreira, no work-based learning através do estabelecimento de relações mais próximas com as empresas em todas as áreas da nossa oferta de educação e formação, como já está a acontecer com o Colégio Corte Real, contexto rico e privilegiado em que as nossas alunas de Apoio à Infância desenvolvem grande parte das suas competências e com o Pestana Hotel Group, na área da Hotelaria e Restauração, através do projeto “Qualificar para Crescer”, que vai continuar a investir em mais jovens, uma vez que o impacto deste primeiro ano, supera todas as expectativas!

Passamos, seguidamente, à conversa com os nossos dois convidados, com moderação do Professor Guilherme e da Professora Rita Monteiro, Diretora Pedagógica do CCR, em que durante cerca de 40 minutos tivemos a oportunidade de conhecer as perspetivas, com muita cientificidade ainda que revelada de forma singela, dos Professores Doutores João Costa e Castro Caldas, desbravando as relações embricadas entre a Neurociência e a Educação, e a sua relevância para o dia a dia na sala de aula com os nossos jovens.

O que fazemos e como fazemos, deve estar devidamente fundamentado, não podendo de modo algum “cair em experimentalismos” nem em “achismos”. Da mesma forma em que em medicina lidamos com a vida de pessoas, também na educação o mesmo ocorre, contudo, talvez, com repercussões a médio e a longo prazo na vida dos nossos jovens.

Conhecer por exemplo como funciona o cérebro de um adolescente, para compreender que estratégias utilizar, nomeadamente para o motivar para a aprendizagem, para se sentir feliz na escola, faz parte do papel de qualquer Educador.

Muito mais se explorou, nesta deliciosa conversa, entre estas duas personalidades fantásticas, com um percurso profissional extraordinário, e com as quais iremos estreitar relações, através dos projetos que desenvolvemos. Neste contexto, assinámos protocolo com o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, que nos vai ajudar a realizar uma investigação-ação, suportando cientificamente o que estamos a edificar na nossa escola, com e para cada um dos nossos alunos, singulares, cidadãos de hoje e construtores do futuro!