Notícias

  • 04-12-2018
    Protocolo com APORFEST valoriza e reforça a vertente prática em Organização de Eventos
    Protocolo com APORFEST valoriza e reforça a vertente prática em Organização de Eventos

    A Escola Técnica Profissional da Moita assina protocolo com APORFEST – Associação Portuguesa de Festivais de Música, no âmbito da valorização e reforço da vertente prática do ensino profissional, em Organização de Eventos.

  • 03-12-2018
    CURSO TÉCNICO DE SOLDADURA & ESCULTOR PEDRO MARQUES criam  “BOM VENTO” para exposição na Secretaria Geral da Educação e Ciência
    CURSO TÉCNICO DE SOLDADURA & ESCULTOR PEDRO MARQUES criam “BOM VENTO” para exposição na Secretaria Geral da Educação e Ciência

    Uma escultura soldada em ferro, numa parceria entre alunos do Curso Técnico de Soldadura da Escola Técnica Profissional da Moita e o conceituado escultor Pedro Marques, com orientação do formador Angelino Batista, resulta nesta obra de Natal, associada ao nosso Património Cultural Imaterial que constitui uma identificação da nossa terra: as embarcações típicas do Tejo. Desta feita, o “BOM VENTO”.

     

  • 01-12-2018
    "Já Cheira a Natal!"

    Estamos no Mercado Municipal da Moita. Visita-nos!!!Numa parceria com a Câmara Municipal da Moita, os alunos de Restauração da ETPM promovem a iniciativa "Já Cheira a Natal", no âmbito do Programa de Dinamização e Animação do Mercado Municipal da Moita. Os jovens apresentam deliciosas sugestões de iguarias para a época natalícia, confecionados na hora para degustação. Dias 1, 8 e 15 de dezembro.

  • 26-11-2018
    Step One - Projeta o teu futuro
    Step One - Projeta o teu futuro

    As turmas finalistas dos cursos Técnicos de Restauração encontram-se neste momento a desenvolver uma das últimas etapas do Projeto de Carreira através do programa Step One, um programa de apoio à transição para o mercado de trabalho. 

  • 26-11-2018
    Combate ao Desperdício Alimentar
    Combate ao Desperdício Alimentar

    Os alunos dos 12.º anos de Cozinha/Pastelaria estão, neste momento, a desenvolver um projeto interdisciplinar que envolve as disciplinas da componente cientifica e técnica e que consiste em minimizar e combater o desperdício alimentar na ETPM. 

  • 23-11-2018
    IV Encontro IDEA
    IV Encontro IDEA

    As alunas do 10.º e 12.º ano do Curso Técnico de Apoio à Infância assistem ao IV Encontro IDEA, que se realizou na Faculdade de Psicologia, em Lisboa.

  • 19-11-2018
    Boletim Informativo BAZINGA_News
    Boletim Informativo BAZINGA_News

    Os alunos do Curso Técnico de Comunicação estão a desenvolver um Boletim Informativo, interno, no âmbito da área técnica. Trabalharam as competências técnicas sobre os media e design e sobre a formação de um jornal/empresa, além das competências transversais. 

  • 17-11-2018
    ACES - Team Building com apoio ETPM
    ACES - Team Building com apoio ETPM

    O ACES Arco Ribeirinho desenvolveu uma atividade Team Building, promovida pela ETPM e realizada no nosso campus escolar. A iniciativa serve para estimular as estratégias de comunicação e colaboração, num contexto diferente do laboral, que permita à equipa analisar como corre, o que corre mal, como melhorar e o que faz sentido aplicar nos postos de trabalho.

  • 14-11-2018
    Visita Técnica de Alunos de Saúde
    Visita Técnica de Alunos de Saúde

    No âmbito do tema sobre Saúde Mental, os alunos do 12.º ano do curso Técnico de Auxiliar de Saúde realizaram uma visita técnica à Casa de Saúde do Telhal, da Ordem do Hospital São João de Deus. Alimentação, conforto e higienização foram as informações primordiais, mas os jovens acabaram por conhecer também a história da instituição.

  • 13-11-2018
     O que nos inspira - pelas TAI
    O que nos inspira - pelas TAI

    “O que nos inspira” é um projeto que surge da dinâmica desenvolvida nas tutorias. Todas as segundas feiras, as alunas apresentam o que as inspira. Uma dimensão individual e introspetiva sobre as nossas alegrias, tristezas, anseios…..

|<

>|

03-10-2018

Parcerias de Excelência na ETPM

pic

Num caminho de desenvolvimento de uma escola que faz aprender, onde o aluno é o promotor do seu projeto de vida e onde as empresas são as orientadoras de um sistema de ensino, baseado na aquisição de competências através de experiências práticas e reais, a Escola Técnica Profissional da Moita apresenta parceiros de excelência. Parceiros que se congregam no progresso do ensino profissional num formato Work based Learning e que, ativamente, participam na construção de um perfil profissional de referência coerente com as necessidades do mercado de trabalho – Pestana Hotel Group e El Corte Inglés desenvolvem o plano curricular de cerca de 70 alunos, no setor da Restauração, juntamente com a equipa pedagógica da Escola Técnica Profissional da Moita.

Qualificar para Crescer é a designação do projeto piloto desenvolvido pela ETPM e pelo Pestana Hotel Group, numa fusão entre escola e empresa, abriu uma turma de continuidade, preparando-se para novos desafios. Uma turma, que junta Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar, inicia este ano letivo de 2018-2019, com o apoio e orientação dos respetivos mentores, e prepara-se para mais um ano preenchido com várias aprendizagens, a nível pessoal e a nível profissional. Qualificar para Crescer não é apenas uma designação, é um projeto destacado, a nível europeu, no que toca à inovação da educação e formação.

O Grupo El Corte Inglés – Portugal juntou-se à ETPM no desenvolvimento de outro projeto que consiste na formação do ensino profissional integrado num modelo específico – Work Based Learning – baseado também numa articulação entre as duas instituições. Além de possibilitar um melhor alinhamento ao longo do perfil formativo do jovem com o perfil do setor e uma aprendizagem que vai ao encontro das exigências e desígnios do Grupo El Corte Inglés, este projeto aposta na construção de um referencial integrador, criando valor no crescimento e no desenvolvimento das pessoas.

Dois projetos em desenvolvimento, destacados na linha a seguir para o desenvolvimento de uma sociedade dinâmica e inovadora. É o que se pretende numa Escola 4.0, como a ETPM. Aqui, partilhamos a construção de situações de aprendizagem com o mundo empresarial e, juntos, aprendemos e formamos jovens profissionais. Aqui, as competências digitais são transversais e a tecnologia faz parte integrante de todos os processos de aprendizagem. O ProLAB – Laboratório de Aprendizagem para o Ensino Profissional, é resultado disso mesmo, promovendo condições para a investigação e desenvolvimento, com a criação de novos produtos e serviços, potenciando o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de resolução de problemas.

Os resultados encontram-se na teia de relações que fortalecem o caminho para o sucesso. Assim, os Parceiros de Excelência são todos aqueles que, com a Escola Técnica Profissional da Moita, trabalham para a existência de uma comunidade global em plena formação e desenvolvimento, tornando os jovens cada vez mais aptos, enquanto cidadãos ativos.