O resultado do projeto ‘’Os Filhos d’Orpheu’’ dos alunos do curso Técnico de Comunicação e de “Pessoa e o Processo Criativo” de Apoio à Infância do 12.º ano, está em exposição, na Galeria Professor Doutor Guilherme d’Oliveira Martins, no Edifício Norte.
Este projeto foi desenvolvido no âmbito das disciplinas de Expressão Plástica, História da Cultura e das Artes, Português e Inglês. A primeira fase deste projeto consistiu no estudo das informações biobibliográficas referentes a Fernando Pessoa e seus heterónimos, visionamento de documentários e análise de textos/poemas. Este primeiro passo, consistiu na realização de uma pesquisa sobre o autor estudado, com imagens relacionadas com o seu universo imaginário, os seus atributos físicos, objectos com que se relacionava, os próprios heterónimos: Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Ricardo Reis elementos característicos da cidade de Lisboa, a sua musa Ofélia. As ideias tiveram por base conceitos sobre Fernando Pessoa e a sua imagética associada, bem como as correntes estéticas da História de Arte da primeira metade do século XX. Posteriormente, os alunos procederam a uma caracterização das correntes estéticas escolhidas para os projetos, elaboraram uma biografia do autor da obra escolhida e descreveram-na. Por fim, relacionados todos os conhecimentos resultantes do trabalho de pesquisa, os alunos “colocaram mãos à obra” e elaboraram elementos bidimensionais e tridimensionais com recurso a materiais diversos, em alguns casos reutilizáveis sendo que, no caso da turma de Técnico de Apoio à Infância, foram utilizadas técnicas de representação utilizadas em ambiente de creche, pré-escolar e 1.º ciclo.
Tratou-se de um projeto que proporcionou aprendizagens bastante enriquecedoras com toda a metodologia de projeto e mais ainda com as pesquisas realizadas. Brevemente, teremos oportunidade de ver mais peças baseadas na vida e obra de Fernando Pessoa.