Paixão pela Aprendizagem com José Pacheco

A Escola Técnica Profissional da Moita recebeu o  Professor José Pacheco, juntamente com o Professor Luís Mocho, Diretor do Agrupamento de Escolas Manuel da Maia, para uma sessão que desafiou as normas tradicionais da educação.

Uma Conversa Descontraída Sobre Educação

Os participantes juntaram-se para uma conversa descontraída que imediatamente estabeleceu um ambiente acolhedor e convidativo. O Professor José Pacheco partilhou as suas experiências e perspetivas, tornando a discussão rica em histórias e lembranças.

“Eu não gosto de estar no centro, nem no palco”, afirmou José Pacheco, logo no início, para quebrar qualquer tipo de barreiras, com o objetivo de promover a colaboração numa conversa bastante produtiva e reflexiva sobre a educação.

Perguntas que Despertam Reflexões

José Pacheco desafiou os presentes a fazer perguntas e, de forma reveladora, respondeu com mais perguntas do que respostas, argumentando que a educação não é apenas sobre fornecer respostas prontas, mas sobretudo sobre estimular o pensamento crítico e a curiosidade. “Mais do que responder, limito-me a vos perguntar”, declarou, destacando a importância de promover uma cultura de questionamento na educação.

Repensar o Sistema Educacional

Durante a sessão, ficou bastante claro que o sistema educacional atual precisa ser repensado. José Pacheco enfatizou que, se os alunos continuarem a “não aprender” após décadas com o mesmo sistema, está na hora de repensar toda a abordagem. O tradicional modelo de palestras e powerpoints liderados por um único professor já demonstra várias limitações. É urgente procurar alternativas mais envolventes e mais participativas.

A Educação como um Esforço Comunitário

Um ponto crucial que emergiu foi a ideia de que a educação não deve ser vista como um esforço isolado, mas como um empreendimento comunitário. Isto foi exemplificado pela construção da “Escola da Ponte” em 1976, onde a comunidade desempenhou um papel fundamental na educação das crianças. A colaboração e o envolvimento de todos os interessados são elementos-chave para uma educação eficaz.

Experiências da Escola da Ponte

José Pacheco chamou a atenção de todos com uma série de histórias da Escola da Ponte e partilhou os desafios enfrentados e as soluções inovadoras implementadas na época. O professor demonstrou como é possível integrar temas do currículo com os interesses dos alunos e despertar o seu entusiasmo pela aprendizagem. As experiências da Escola da Ponte serviram como inspiração para repensar as práticas educacionais tradicionais.

Uma lição bastante valiosa da sessão foi a importância do papel dos professores na promoção do interesse dos alunos. José Pacheco enfatizou que os educadores têm o poder de estimular a paixão pela aprendizagem ao identificar e nutrir os interesses individuais dos alunos. Quando os alunos se sentem motivados, a aprendizagem torna-se mais significativa e os professores também se tornam mais entusiasmados com o seu papel na educação.

O Professor José Pacheco incentivou ainda mais a equipa pedagógica da Escola Técnica Profissional da Moita e do Colégio Corte Real a questionar as práticas educacionais convencionais e a procurar maneiras mais eficazes e envolventes de educar os nossos alunos.