Jovens destacam processo de ensino-aprendizagem ETPM na OCDE Future of Education

Na “3rd Global Forum on the Future of Education and Skills 2030” foram analisados temas que se prendem com o CV Digital e com a Educação Pós Covid, num workshop virtual que se repartiu em dois dias da passada semana e que teve a participação dos alunos da Escola Técnica Profissional da Moita, Kéldio e Alexandre, e de outros jovens de escolas de outros países da europa.

Os pontos explorados relacionam-se com a vertente digital e suas competências, a nível de currículo, naquilo a que podemos chamar uma “era pós covid”. Os nossos alunos consideraram que a participação em projetos como este, ainda que à distância, é bastante enriquecedor na medida em que passam a conhecer novos caminhos e abrilhantar a educação, em termos de criatividade e inovação. Trata-se de uma oportunidade de melhorar cada vez mais o bem-estar dos alunos, explorando a criação de novos projetos em que os alunos podem e devem ser os agentes criadores.

Deste workshop, os jovens Kéldio e Alexandre, trazem novas ideias que devem ser exploradas, dentro e fora da escola, e novos tópicos sobre como os alunos podem colaborar com os professores no processo de ensino-aprendizagem. Juntar todos os problemas dos representantes dos países participantes  e conseguir soluções exequíveis, foi o que de muito produtivo os alunos tiraram deste workshop (assim o consideraram).

Como melhorar a consciência e criatividade dos professores? Outro assunto abordado e cujo interesse dos jovens se verificou na medida em que , aqui na ETPM, o aluno faz parte do processo e garante a importância do reconhecimento, por parte do professor, de que é muito importante ensinar mas também saber aprender com os alunos.

Os nossos jovens consideram que a ETPM tem uma vantagem em relação às outras escolas, no que respeita  aos produtos de aprendizagem e ferramentas de avaliação – notebook, a diversidade de projetos, a proximidade ao mercado de trabalho. Foram considerados, pelos jovens europeus, aspetos já avançados e benéficos no desenvolvimento de um modelo educativo.

A OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico – é a entidade promotora desta iniciativa que dá voz aos alunos e promove a sua interação.