“JÁ FAÇO… JÁ VOU!”

Alguma vez atrasaste algo que pensaste que deveria ser feito imediatamente, mesmo sabendo que adiar seria mau? Se sim, envolveste-te num atraso irracional, intitulado procrastinação. A procrastinação é acompanhada por algum grau de desconforto subjetivo, como o medo do fracasso. A maioria das pessoas reconhece isso como algo que fazem ocasionalmente.

Diversos estudos mostraram que a procrastinação é considerada uma forma específica de falha de autorregulação e que vai evoluindo à medida que os estudantes envelhecem. Nomeadamente, pode afetar as tuas notas e o teu bem-estar e pode ter graves consequências para as tuas conquistas académicas, bem como para a felicidade no geral. 

É possível superar este comportamento? Muitos artigos científicos e livros de autoajuda foram escritos sobre como combater a procrastinação. Algumas dessas estratégias passam por:

1 – Elaborar períodos de tempo, através da “Técnica Pomodoro”, que consiste na divisão do trabalho em 4 períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. Ao fim dos 4 ciclos, podes fazer uma pausa maior (aproximadamente 30 minutos). Esta técnica foi criada com o objetivo de utilizar o tempo como um valioso aliado para realizar o que queremos fazer da forma que queremos fazê-lo, e para capacitar-nos a melhorar continuamente os nossos processos de trabalho ou estudo.

2 – Redes Sociais OFF. A maior distração dos últimos tempos para conseguirmos ser produtivos: as redes sociais. Aliado à “Técnica Pomodoro” podes durante os 25 minutos de trabalho: desligar o wi-fi e dados móveis; desligar o telemóvel; colocar o telemóvel noutra divisão da casa/escritório.

3 – Dividir em pequenas tarefas. Quando temos uma tarefa grande para realizar, o melhor a fazer é dividi-la em várias tarefas. Passa de “tenho de ler este livro todo.” Para “Hoje das 8h às 9h vou ler pelo menos 5 páginas.”

Aqui ficam algumas dicas para te ajudar a combater a falta de vontade!

Se quiseres saber mais podes assistir:  The Science of Procrastination – And How To Manage It – YouTube

Equipa de Gestão de Carreira