O palco do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira – Moita, recebeu, no dia 1 de outubro, o artista Dino D´Santiago, num concerto que preencheu a sala de música e de gente animada. Seguido do espetáculo, um grupo de jovens teve encontro marcado com o músico para uma conversa sobre a música, sobre os jovens e sobre a sociedade.
Os jovens ETPM integraram o grupo que teve esta oportunidade, que surgiu por iniciativa da Câmara Municipal da Moita e da Associação Mulheres Sem Fronteiras, no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação. Também os jovens que fazem parte do Programa Ubuntu, do Agrupamento de Escolas da Baixa da Banheira, Vale da Amoreira, participaram e convidaram o artista a fazer parte do projeto.
As temáticas dos Direitos Humanos, Racismo, Educação e Inclusão foram abordados numa conversa que os nossos alunos classificaram de “inspiradora”. Dino D’Santiago é uma das vozes ativas, em Portugal, contra o racismo e aposta na valorização das línguas de Cabo Verde e da sua cultura. Um dos promotores do projeto “Eu Sou Quarteira”, o músico, que levou para casa o prémio de Melhor Intérprete, na última edição dos Globos de Ouro, constituiu um marco na memória destes jovens e uma inspiração no sentido de “acreditar que é possível”.