ProHUB – Investigar e Inovar no Ensino Profissional

Um centro de investigação desenvolvido pela Escola Técnica Profissional da Moita para inovar o ensino profissional.

Nesta escola, o processo de ensino e aprendizagem desenvolve-se em vários momentos e oportunidades na vida de cada jovem, com base na definição de projetos e desafios. Aqui, a inovação e a investigação vivem lado a lado, todos os dias, através do centro vivo, exclusivamente dedicado ao Ensino Profissional.

A equipa pedagógica multidisciplinar da ETPM, as diversas entidades parceiras dos mais variados setores profissionais e do ensino superior e o próprio modelo pedagógico desta escola, naturalmente, criaram as condições para uma plataforma de investigação-ação específica para o ensino profissional.

Situado no nosso campus escolar – ProHUB – é uma contribuição para a criação de um novo desenho do ensino profissional.

Este centro de Investigação e Inovação pretende criar uma rede de colaboração multidisciplinar entre professores, formadores, investigadores e empresas, de forma a codificar processos de transformação e melhoria do ensino profissional em Portugal, estabelecendo inclusivamente pontes de cooperação internacionais.

Como desenvolver o ensino profissional articulando de forma efetiva e intencional as competências socioemocionais e técnicas/tecnológicas, fundamentais não apenas para o exercício de uma profissão, mas para uma cidadania ativa e global? Como estabelecer processos de construção de projetos de carreira para cada jovem que frequenta o ensino profissional? Como desenvolver o ensino profissional para todo e qualquer jovem, não olhando apenas para as suas limitações, mas sobretudo para as suas potencialidades? Como?

Estas são algumas das problemáticas ou desafios que já estão a ser explorados no âmbito do ProHUB e que poderão dar contributos decisivos para a melhoria do ensino profissional no nosso País.

De forma concreta, neste momento, o ProHUB coordena um projeto piloto nacional, no âmbito da Educação Inclusiva nas modalidades de dupla certificação, a desenvolver formação para várias Escolas Profissionais em Portugal através da Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO) e na iniciativa Orienta-te, que visa incentivar e apoiar, os jovens e as suas famílias no processo de tomada de decisão na transição do Ensino Básico para o Ensino Secundário.