INSPIRA-TE com a Joana Almeida

Desde pequena, acompanhou o trabalho do pai no café. Nas férias, não hesitou e aproveitou o tempo livre,  num restaurante de fast food. Hoje é futura Técnica de Restaurante-Bar e aluna ETPM.

O interesse da Joana nesta área surge na infância. Quando saía da escola, seguia para o café onde o pai trabalhava e lá, dava apoio no que fosse necessário. Aquilo que “bebemos” na nossa infância tem forte impacto no que esperamos do nosso futuro.

A  famosa série portuguesa “Morangos com Açúcar” deu aos jovens aspirações e inspirações. A Joana sempre sentiu um entusiasmo particular quando via o serviço que era feito no Bar dos Rebeldes, onde faziam cocktails, serviam os clientes, o atendimento. O desejo pela área estava desperto, então … seguiu em frente.

A experiência no mercado de trabalho valeu-lhe novas aprendizagens sobre o ramo da restauração. Uma experiência de férias de Verão que conduziu a Joana à Escola Técnica Profissional da Moita.

A jovem aluna do curso Técnico de Restaurante Bar, conta-nos que a frequência neste curso já superou as suas expectativas: “nunca pensei perder tanto a vergonha de lidar com o público, antes de começar o curso só falava/comunicava com as pessoas se o fizessem para comigo, e eu tenho plena noção que para crescer nesta profissão é essencial comunicar. “

A Oficina, o nosso Restaurante de Aplicação, é o espaço de aplicação de aprendizagens dos nossos alunos. A Joana fala-nos sobre a importância de ter este recurso para o desenvolvimento dos seus conhecimentos.

“Devemos dar sempre o melhor que temos, e ter um serviço de excelência para as pessoas voltarem. “

E acrescenta que o melhor de aprender é colocar em prática as matérias que mais gosta, os cocktails.

“A minha área favorita relaciona-se com a produção e criação de cocktails. Um restaurante não se faz disso, claro, mas é preciso termos noção que temos de fazer uma ficha técnica, um inventário, limpar e organizar tudo para a realização desses cocktails.

Porquê a ETPM?

A Joana acompanhava o percurso da ETPM  através de amigos que já estudavam na ETPM, “sabia que a escola era uma das melhores no curso que estou.” – destacou

Sobre o futuro… “O futuro é muito incerto, mas eu espero continuar os meus estudos em gestão hoteleira.“

(por Maria João Vicente)