Training Course Find your Balance

Quando é tarde demais para aprender?

Nunca!

Por vezes temos de sair da nossa zona de conforto para nos redescobrirmos. Neste caso, a viagem levou-nos até à Albânia. Um país tão diferente e ao mesmo tempo tão parecido com o nosso Portugal. Um povo afável e acolhedor, uma cultura rica e diversificada, um lugar onde nos sentimos em casa.

E foi no meio de diferentes culturas e diferentes mundivisões que procurámos o equilíbrio e a harmonia, através de um grupo de formadores entusiasmados e empenhados em tornar a nossa experiência transformadora e de um grupo de “alunos” aberto a novas experiências, à aprendizagem de novas formas de promover junto das respetivas comunidades educativas práticas salutares para lidar com os desafios e o desgaste do quotidiano tanto a nível profissional como pessoal.

Aprendemos técnicas de team-building e autoconhecimento e de conhecimento do outro, de partilha, de autocontrolo e do estabelecimento de objetivos a curto prazo que são aplicáveis a um contexto de sala de aula, mas também às outras dimensões da vida em comunidade. Viajámos por Espanha, Letónia, Itália, Macedónia do Norte, Bélgica e França através dos seus representantes e da partilha intercultural. Fizemos novos amigos e trouxemos a mente e o coração cheios.

As aprendizagens que construímos na Albânia reformularam nossas formas de ver o mundo e enriqueceram nosso fazer pedagógico renovando nossa criatividade. As técnicas e dinâmicas utilizadas no training já estão a ser utilizadas em nossos momentos formativos na escola e enriquecem nossa prática pedagógica. Além disso, poder partilhar com colegas, estudantes e familiares tudo aquilo que lá vivemos faz com que nossa viagem não acabe com nossa chegada e torna nossa mobilidade em Erasmus o ponto de partida para novas vivências em nossa escola.

Nunca é tarde demais para aprender. Nem cedo demais! As mobilidades Erasmus+ são uma aventura daquelas que deve ser vivida. E desta saímos mais completos, melhores, mais… equilibrados. Não fosse o nome da formação Find your Balance!