Começamos pelo fim…. HALLOWEEN!

O mês de outubro terminou em “terror” com a diversão do Desfile de Máscara de Halloween que se realizou no campo polidesportivo e que foi promovido pela Assembleia de Alunos ETPM, com a colaboração dos alunos de Organização de Eventos.

Mas não foi apenas de “horrores” que o mês de outubro foi preenchido. Neste mês de outubro, os alunos do 11º ano de Cozinha-Pastelaria visitaram o Museu do Dinheiro, uma experiência que visou sensibilizá-los para a importância da poupança. Este museu, inaugurado em 2016, oferece um ambiente interativo com tecnologia multimédia, permitindo que os alunos compreendam o valor do dinheiro e a importância de uma gestão financeira consciente.

Os alunos do primeiro ano estão a partilhar experiências novas, todos os dias e uma delas foi com o curso Técnico de Auxiliar de Saúde. Os jovens tiveram sua primeira experiência no laboratório, onde observaram células eucarióticas animais e vegetais. Durante a sessão, foram surpreendidos pela visita das crianças da sala “Verdilhões” do Colégio Corte Real, que estão desenvolvendo um projeto sobre o outono e quiseram ver de perto as estruturas internas das folhas. O nosso projeto educativo aposta numa articulação entre ensino profissional e Colégio Corte Real, adotando uma aprendizagem mútua e constante, com todos e para todos.

Para assinalar o Dia Internacional da Não Violência, celebrado em 4 de outubro, a ETPM recebeu a Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR do Montijo. Representantes de todas as turmas participaram numa ação de sensibilização que abordou temas como bullying e violência escolar. Os alunos do curso Técnico de Organização de Eventos colaboraram na realização da atividade, aplicando na prática seus conhecimentos em organização. 

Reconhecendo a diversidade como um valor, a turma finalista do curso Técnico de Ação Educativa desenvolveu, na disciplina de Psicologia, o projeto “Diversidade”, que resultou numa exposição de trabalhos na zona do ProHub. A iniciativa promoveu debates e reflexões sobre o respeito pelas diferenças. Por outro lado, a Assembleia de Alunos apostou também, durante este mês, na dinamização de iniciativas integradas no tema da Saúde Mental nos jovens com a apresentação de uma pequena peça audiovisual sobre este assunto. 

Em outubro, a ETPM deu também início ao projeto ERASMUS “(Dis)Connected Realities”, que visa investigar os efeitos das redes sociais no bem-estar mental e emocional dos jovens. Em parceria com as organizações espanholas ALBORES e MIRAS, o projeto pretende desenvolver ferramentas e estratégias de intervenção para promover o uso consciente das redes sociais. No próximo mês de dezembro, será realizado um workshop na ETPM com os membros das organizações parceiras.

Foi tempo também para uma experiência em Produção e Saúde:uma Aula ao Ar Livre.

Numa atividade interdisciplinar, as turmas de Técnico Auxiliar de Saúde e Produção Agropecuária participaram de uma aula ao ar livre, explorando o Centro de Nutrição e o Hospital Veterinário. Além da visita guiada, os estudantes recolheram espécies para um herbário e realizaram uma atividade prática de Biologia com a professora Inês Paulino.

E, por falar em saúde, nada como a atividade física para ajudar a ultrapassar vários obstáculos que encontramos pela frente. No Parque Municipal da Moita, a ETPM realizou o Corta-Mato Escolar, envolvendo todas as turmas dos 10º e 11º anos, com o apoio das turmas de Organização de Eventos e Comunicação e Serviço Digital. O evento foi um sucesso e proporcionou um momento de convívio e prática desportiva, com alunos classificados para representar a escola na fase seguinte.

A equipa de Desporto ETPM aposta igualmente na apresentação de várias modalidades desportivas  aos alunos para encontrarem o seu caminho no desporto. Os professores de Educação Física promoveram uma aula de Jiu-Jitsu com o Clube Pantera Jiu-Jitsu, no pavilhão desportivo ETPM. Os jovens participaram ativamente numa aula experimental de jiu-jitsu, uma arte marcial japonesa, sob a orientação do Instrutor Pedro Loureiro, do clube Pantera Jiu-Jitsu. A atividade permitiu que os estudantes aprendessem técnicas de defesa e ataque, promovendo o interesse pelas artes marciais.

E, sendo o mercado de trabalho um dos pontos mais importantes do ensino profissional, o E-Recruitment deve ser explorado e analisado. Assim, os alunos do 11º ano de Cozinha-Pastelaria assistiram a uma palestra da Dra. Joana Vales, especialista de RH na Orsifor, sobre e-recruitment. Durante a apresentação, a Dra. Vales abordou o impacto das tecnologias digitais no recrutamento e na seleção, destacando a importância de se adaptar às novas ferramentas do mercado de trabalho.

Finalmente, a tecnologia é um tema abordado em todas as áreas e a inteligência artificial também. Um tema que deve ser refletido e analisado, no que respeita Às suas vantagem  e/ou desvantagens

Os jovens ETPM visitaram o AI Innovation Garden no BPI All in One, em Lisboa, onde puderam explorar o universo da inteligência artificial. A exposição apresentou as potencialidades da IA e seu impacto nas mais diversas áreas, incluindo a IA generativa.