Pátio Ribeirinho em desenvolvimento

No seguimento da parceria entre Colégio Corte Real e Escola Técnica Profissional da Moita, nomeadamente entre as salas Verdilhão e Abibe e os alunos do curso Técnico de Comunicação, surgiu o projeto Pátio Ribeirinho, no seguimento ainda da colaboração dos alunos do ensino profissional com a Junta de Freguesia da Moita nas Ruas Floridas.

As crianças do Colégio Corte Real manifestaram interesse na criação de elementos relacionados com as embarcações típicas do Tejo. Assim, os alunos ETPM disponibilizaram-se para desenvolver este projeto em conjunto.

Esta parceria tem sido desenvolvida em várias sessões. A primeira prendeu-se com o desenho dos elementos tradicionais, depois passámos para a aprendizagem das cores e da pintura em guache. Houve ainda a oportunidade de visitarmos a embarcação típica mais conhecida do concelho da Moita – o Varino Boa Viagem – e, com a partilha de conhecimentos do Mestre João Gregório, ficámos todos muito entusiasmados com o projeto.

Tivemos ainda a colaboração da Associação AMOCA que nos disponibilizou 3 floreiras para aplicarmos os conhecimentos adquiridos, pequenos e graúdos no desenvolvimento de um projeto que integra o conhecimento da tradição da terra e das expressões artísticas.

Hoje, realizou-se mais um momento, no desenvolvimento do projeto Pátio Ribeirinho. Os jovens ETPM visitaram as salas Verdilhão e Abibe para mais uma sessão de trabalho, em que crianças e jovens pintaram e decoraram as floreiras para depois serem afixadas e expostas para todos apreciarem verdadeiras obras de arte.

Uma parceria saudável que permite uma aprendizagem mútua, e uma mais valia no que diz respeito à aquisição de competências transversais como  a cidadania ativa, comunicação e colaboração.