Uma Palestra sobre Inclusão no Desporto dinamizada na ETPM

Desporto para Todos, ou se preferirem, “SPORT 4 ALL” foi uma palestra sobre o Desporto Adaptado e sobre a Inclusão, promovida, na Escola Técnica Profissional da Moita, pela Associação Nuno Mata e dinamizada pelo próprio Nuno de Carvalho, Técnico de Contabilidade formado pela nossa escola.

Os jovens dos Departamentos Éticos das turmas ETPM assistiram à partilha de uma história de vida, de uma superação incrível de obstáculos e de uma forte motivação para tal. A palestra tem, igualmente, como objetivo a promoção e alerta para a inclusão no Desporto e na vida, e faz parte integrante de uma série de iniciativas dinamizadas no âmbito de um projeto levado a cabo pela associação em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude, mais precisamente no Programa Nacional Desporto para Todos.

No âmbito do Projeto Piloto Educação Inclusiva, a Escola Técnica Profissional da Moita apoia a iniciativa de Nuno de Carvalho – Mata e da Associação Nuno Mata, no sentido da promoção e sensibilização para Inclusão, nas escolas, no desporto e no dia-a-dia. Os jovens demonstraram um forte interesse e vontade na mudança de mentalidades e na promoção de ações que permitam uma abertura maior, no que diz respeito a esta temática: “Esta palestra abriu-nos os olhos para uma maior empatia relacionada com estes assuntos, pois colocarmo-nos no lugar do outro poderá ser difícil em situações regulares e, com mobilidade reduzida, torna-se ainda mais difícil, exigindo um forte sentido de querer fazer algo…” – palavras de uma jovem ETPM. A iniciativa contou ainda com o apoio dos alunos de 10.º ano do curso Técnico de Organização de Eventos.

No site da associação, pode ler-se “(…) Ao pegar o quinto touro da noite fiquei tetraplégico. O que poderia ter sido o fim foi apenas o inícioe desde então já saltei de paraquedas, fiz surf, faço desporto adaptado, criei uma marca de roupa e agora a minha própria Associação, mais recentemente formei-me como Coach Profissional.” (in http://www.associacaonunomata.com/)

Obrigada, Nuno de Carvalho-Mata! A marcar pontos para a Inclusão.